Início

Início
Leitura / pesquisa : nutrientes necessários à sobrevivência intelectual.

domingo, 11 de julho de 2010

GÊNEROS DIGITAIS E ESCOLA

Gêneros digitais e escola
Vivemos em uma sociedade em que os avanços da tecnologia computacional revolucionam a comunicação humana. Devemos então levar em consideração a afirmação de Moraes apontando que “caso se possa promover convenientemente a ‘inclusão digital’, ou seja, a possibilidade de que todos tenham acesso à internet, estaremos diante de uma grande conquista social”.

Para este autor, rapidez, praticidade, economia e expressão – muitas vezes informal – caracterizam o diálogo por meio da rede mundial de computadores, a internet. Através dela, segundo o mesmo autor, diariamente os cabos telefônicos despejam em nosso endereço eletrônico, além de mensagens desejadas, um mundo de propagandas, ofertas de serviços.
Ainda, segundo o pensamento de Moraes “Atualmente, muitas empresas, quando oferecem empregos, só aceitam currículos por meio do computador. O e-mail está no cerne da existência contemporânea, fazendo parte do dia-a-dia da indústria, do comércio, da vida universitária (que lança mão dele para o debate e a divulgação científica) e do aparelho governamental”

Estando convenientemente equipada, a escola poderia realizar um grandioso trabalho com seus alunos e possibilitar-lhes uma significativa inclusão no universo digital através da leitura, da compreensão e da escrita de gêneros digitais. De acordo com o que é apresentado pelo RC/TO “vivemos em plena era da informação, e o desenvolvimento de novas tecnologias permitem o contato, entre pessoas, mesmo que estejam fisicamente distantes, um exemplo são os e-mails, blogs, páginas de orkut, fóruns, chats, videoconferências...”

Um comentário:

  1. eu gostei da aula por que fala sobre a lenda do curupira, e tanbem nos deixou muito impressionado ao assistir ofilme.leonardo 8b

    ResponderExcluir