Quando computadores e internet são usados nas atividades curriculares, inovam-se e diversificam-se nossas metodologias de ensino. Estando a escola devidamente munida dessa tecnologia toda, com certeza, como diz Demo “estaremos não só dando aulas, não só instruindo o aluno”- que considero também importante - mas “cuidando para que ele aprenda [...] a pesquisar, a elaborar e ler e escrever” textos – interagindo com o outro através das TIC.
Essa mudança de foco metodológico acarretará em grandes mudanças à nossa atuação docente uma vez que exigirá muito do profissional da educação. Como assegura, Demo, as “mudanças só entram bem na escola se entrarem pelo professor – ele é a figura fundamental. Não há como substituir o professor. Ele é a tecnologia das tecnologias, e deve se portar como tal. ”Entretanto esse “se portar como tal” exige preparação que requer tempo e, também, valorização profissional.
Considerando o que assinala Demo sobre nos preocuparmos mais, nos reinventarmos como professores preocupados não só em dar aulas, mas que mexamos com as novas linguagens, participemos, acompanhemos essa revolução tecnológica e continuemos estudando.
É possível que possamos criar nossas próprias estratégias para potencializar a aprendizagem de nossos alunos. Entretanto é preciso que haja tempo, dedicação e autonomia para criá-las e pô-las em prática.
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ResponderExcluirDEMO é doutor e pós-doutor em Sociologia
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