Ao pensamento de Dowbor “É necessário repensar a escola e a educação no sentido mais amplo. A escola deve ser menos lecionadora e mais organizadora de conhecimento, articuladora dos diversos espaços do conhecimento” seria interessante acrescentar que, como educadores, temos consciência de que vivemos em uma sociedade em que, cada vez mais, necessita-se de conhecimentos que nos possibilitem interagir em diferentes situações sociais.
Os avanços da tecnologia e da globalização propiciaram o surgimento de conceitos inovadores acerca do ensino e da aprendizagem escolares. O mercado de trabalho não está preso apenas à exigência de habilidades que exercitem a memória de seus profissionais, mas, também, e, talvez, até mais, à cobrança de habilidades de aprender novos métodos e aptidões que estão diretamente ligados à era digital.
Professor e aluno podem caminhar juntos nessa trajetória. Profissionais da educação necessitam estar preparados para lidar com o uso de novas tecnologias no ensino. O aluno necessita desenvolver competências e habilidades para atuar com proficiência no universo digital considerando. Entretanto a realidade das escolas impossibilita muito que o desenvolvimento de tais competências e habilidades aconteça efetivamente: nem todos os professores capacitados para o trato com os recursos tecnológicos e precariedade limitações de acesso a esses recursos.
O grande desafio das escolas na atualidade é “letrar digitalmente uma nova geração de aprendizes, crianças e adolescentes que estão crescendo e vivenciando os avanços das tecnologias de informação e comunicação”.
Mesmo diante da constatação de que é impossível desconsiderar o computador como uma ferramenta metodológica importante para o desenvolvimento de habilidades que possibilitem o indivíduo atuar com competência no universo digital no qual está inserido, fica evidente, na prática, que essa “nova tecnologia” ainda não está acessível a todos, principalmente nas escolas, que por este motivo, muitas vezes, deixam de fazer sua parte para a inclusão digital de seus alunos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário