Início

Início
Leitura / pesquisa : nutrientes necessários à sobrevivência intelectual.

quinta-feira, 28 de outubro de 2010

PLANO DE AULA : ASSISTINDO, COMENTANDO E DIVULGANDO

Plano de Aula – Assistindo, Comentando e Divulgando

Autores: Aldo Marcos e Maria Helena Pires

Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
O aluno, durante o desenvolvimento desta aula, poderá:
• Discutir uma lenda do folclórico brasileira em um filme de animação,
• Argumentar oralmente, baseado no anime, sobre a preservação o meio ambiente,
• Aprimorar a interpretação e a compreensão de texto áudio visual.
• Produzir um resumo do vídeo assistido;
• Divulgar o vídeo por meio de uma propaganda no ambiente escolar e,
• Comentar a aula nos Blogs:

- aldosocram.blogspot.com
- mariellenapires.blogspot.com

* Duração das atividades : 04 aulas ou encontros

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Espera-se que o aluno tenha:

- Domínio das habilidades de escutar de textos orais:
- Reconhecer o papel contextual e o papel complementar de elementos não linguísticos para conferir significação aos textos (gesto, postura, entonação de voz e imagens)
- Domínio do registro linguístico adequado aos propósitos do trabalho proposto.
- Produzir considerando o destinatário, finalidade e as características do gênero textual – Propaganda.
- Reconhecimento da função do uso de um determinado gênero textual - Propaganda.

* Estratégias e recursos da aula

Aula 1: duas aulas de 40 minutos

Assistir ao vídeo: Juro que vi – o curupira. Desenvolvimento de um trabalho de interpretação por meio de imagens selecionadas do vídeo assistido.




http://www.portascurtas.com.br
Usar imagens do filme para a interpretação oral da temática abordada no vídeo.

2º momento da aula – Prática de escrita e produção textual

Realizar a produção de um resumo em dupla do curta metragem. Primeiramente, o professor passará orientações de como elaborar um resumo. Depois, os alunos seguirão os seguintes passos:

1. Rascunhando.
a. Produzir um rascunho do resumo do vídeo assistido. (Em dupla)
2. Lendo.
a. Os alunos lerão o rascunho de outra dupla para analisá-lo e fazer alguns comentários do lido.
3. Passando a limpo.
a. Reler e reescrever o resumo comentado pelos colegas.

3º momento da aula – Prática de Produção Textual - Propaganda

Discutir com os alunos a finalidade, o destinatário, suporte e ambiente de circulação do gênero textual a ser produzido (Propaganda).

Aula 2: duas aulas de 40 minutos

Produção textual – Propaganda

Objetivo da Produção Textual:

• Divulgar o vídeo: Juro que vi – o curupira para os alunos da unidade escolar.

1º momento da aula de produção textual.

• Produzir um rascunho de uma propaganda,
• Analisar se o rascunho apresenta as características básicas de uma propaganda,
• Reescrever o rascunho em: Cartolina ou papel madeira
• Expor a propaganda produzida no pátio da unidade escolar.
• Produzir um relato comentando as aulas para postar nos blogs:
o Aldo Socram (aldosocram.blogspot.com)
o Marielena’s blog – Ensinado e aprendendo com as TIC. (mariellenapires.blogspot.com)

Avaliação

Avaliação acontecerá por meio da participação dos alunos nas atividades propostas.

Recursos:

• Vídeo: Juro que vi – o curupira
• Data-show
• Notebook
• Caixa de áudio
• Cartolinas e papel madeira
• Canetas hidrocolor

13 comentários:

  1. de todas estas aulas que eu tive estou compriedendo mais a materia de português terminei a minha propaganda estou pronto para posta ela também

    ResponderExcluir
  2. viva a vida e preserve o q e nosso......
    se n um dia acaba
    aluna:ludymilla (8 b)

    ResponderExcluir
  3. A aula do dia 28/10/2010 foi de suma importância para
    nossa aprendizagem, pois entendemos mais sobre propaganda
    e podemos fazer a nossa própria propaganda sobre o video,
    pois ensina a preserva o meio anbiente.

    ALUNAS:Filomena e Larissa C. 8 "A"

    ResponderExcluir
  4. Eu gostei muito da aula e muito do video do curupira e das aulas anteriores do professor Aldo .E das propaganda e muito interessante para os alunos do 8 ano A e das outras serie tambem. Alunas ;Lorenna e Cleicyelle.

    ResponderExcluir
  5. O video é super interessante porque faz com que tenhamos mais interesse de cuidar das nossas matas e dos animais que nelas vivem.

    alunas:Camilla e Ludymilla 8 "A"

    ResponderExcluir
  6. eu gostei do video porque o video foi muito engraçado eu achei o video muito bom que fala do curupira os personagens sao muito engraçado igual o caçador o macaco em relaçao a aula eu achei muito legal .;alunos;;daniela gean

    ResponderExcluir
  7. eu gostei porquê ele nos mostra que maltratar os animais não é bom e é muito engraçado principalmente os personagens e em relação a aula foi otima muito emgraçado e divertido
    alunos:luiz fernando e kelly cristina
    8 "B"

    ResponderExcluir
  8. O FILME FOI OTIMO POR TER VARIAS COISAS ENGRAÇADAS E ENTERESATES QUE NOS ENSINA A CUIDAR DA NATUREZA E NAO A DESTRUIR LA.
    OCURUPIRA E FEIO E ASSUSTADOR

    ALUNAS:
    MARIA YASMIN E KAUANE
    8 B

    ResponderExcluir
  9. foi interessante um pouco assustador foi ingraçado ele e um extraovertido um pouco cruel
    e ele foi bastante criativo .praticamente

    ResponderExcluir
  10. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  11. Caros alunos,
    O comando da atividade pedia para postar:
    - comentário sobre o filme.
    - comentário sobre aula com o filme.

    ResponderExcluir
  12. O Filme foi otimo porque nos ensina a não maltratar os animais, e não destruir a natureza, ele tambem é um pouco assustador, divertido,e tambem muito criativo.

    ALUNA:MYKAELE SANTANA
    8° ANO: "B"

    ResponderExcluir
  13. Fantástico o seu trabalho,parabéns o uso da tecnologia está fazendo a diferença par você...
    Edemar

    ResponderExcluir